História

Por volta de 1870, quando ainda pertencia ao Município de Cuité, existia em local conhecido como Estrondo, precária estrada carroçável e uma moradia. Hoje na Rua Prefeito Felinto Florentino, a casa foi o núcleo da atual Cidade.

Em 1927, estabelecia-se com pequeno comércio, Benedito Marinho da Costa, em sociedade com Antônio Muribeca, que vendeu sua cota a Felinto de Azevedo, adquirente de terras na região.

O fato de Benedito Marinho, quando ali chegou, ter classificado o lugar como 'nova floresta', deu origem ao topônimo.

Em 1936, Felinto Florentino doou o terreno para construção da canela de São Severino Bispo e construiu inúmeras casas, facilitando as condições de compra. Dois anos depois, foi realizada a primeira feira do povoado que ainda hoje, se faz com grande movimento.

Elevado à categoria de Distrito em 1955, o desenvolvimento do lugar não mais permitia continuar na dependência de Cuité. Benedito Marinho da Costa, Felinto Florentino de Azevedo e Francisco Esteves Andrade, iniciaram as gestões para a emancipação política. Quatro anos depois, houve a elevação a Município, ficando apenas como termo judiciário da Comarca de Cuité.

Gentílico: nova-florestense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Nova Floresta, pela lei estadual nº 1183, de 29-03-1955, subordinado ao município de Cuité.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Nova Floresta figura no município de Cuité.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Floresta, pela lei estadual nº 2077, de 30-04-1959, desmembrado de Cuité. Sede no antigo distrito de Nova Floresta. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-05-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.